Você sente dificuldade em combinar padrões de cores diferentes no seu projeto? Isso é normal. Afinal de contas, são muitas as possibilidades e tanto o cliente quanto você querem o melhor resultado. Não existem regras certeiras para a combinação de padrões, e sim caminhos que sempre funcionam. Ao considerar unir mais de um padrão, você pode obter um resultado surpreendente e diferente do comum. Conversamos com a arquiteta Patricia de Palma, do escritório SP Estúdio, que tem vários projetos realizados com mais de um padrão Masisa. Confira as dicas da profissional e veja as fotos!
Dica 1 – Evite usar mais de um padrão amadeirado por ambiente
Escolha um tom de madeira e depois trabalhe com cor ou tons neutros para equilibrar a composição, sem deixar o ambiente pesado. No caso de tons mais escuros, como o Castanho, opte por combinar com Chamois, Hunter ou Cafelatte. Amadeirados mais claros conversam bem com paletas neutras. Madeiras de tom mel, como podem se juntar tanto com padrões neutros quanto com coloridos. É o coringa das combinações.
Dica 2 – Escolha uma base neutra
Ao se trabalhar com cores, escolha uma base neutra, como o Linho. “Procure saber o que você quer destacar no projeto e dê cor para aquilo que é importante”, indica Patrícia. “Toda cor transmite uma informação”, completa. Tons de vermelho, como o Rubi, por exemplo, costumam ser estimulantes, pois transmitem mais energia. Um quarto todo vermelho, porém, talvez não passe a sensação de tranquilidade que uma pessoa precisa para dormir. Use a cor para destacar uma peça ou um detalhe do ambiente.
Dica 3 – Considere a iluminação natural do espaço
Sempre que for escolher uma cor para um móvel, leve em consideração a quantidade de luz natural do espaço. Tons muito escuros dão a impressão de que o espaço é menor. No caso da combinação de cores em padrões de MDF e MDP, esse aspecto é ainda mais importante: defina uma base clara para aumentar a sensação visual de espaço e aplique as cores nos locais com maior incidência de luz.
Crédito das fotos: SP Studio/Divulgação