Quatro dicas para decorar espaços pequenos

Conteúdo para o blog da Alessandra Delgado Design.

Quem aí mora em apartamento pequeno e precisa de dicas de decoração? Em cidades grandes, onde o metro quadrado é disputado, morar pequeno é comum e não significa que você não possa ter uma decoração bacana. Nesse momento, a ajuda de um arquiteto é fundamental para clarear as suas ideias e aproveitar bem os espaços. “Um ambiente pequeno tem as limitações da medida. O trabalho de um profissional é valioso, pois ele tem a clareza do que deve ser feito, desde o acabamento aos móveis”, diz a designer e arquiteta Alessandra Delgado. “Com a ajuda de um especialista, o apartamento pode ‘crescer’ e passar a sensação de ser maior”, completa.

O profissional também vai trabalhar com seus gostos, entender sua personalidade e necessidade. “Não dá para encher de móveis um ambiente pequeno. O arquiteto vai ajudá-lo a escolher as peças que façam a diferença. Afinal, tudo o que estiver no espaço vai ser importante”, explica. Se você está com dúvidas de como decorar o seu espaço pequeno, vejas dicas a seguir.

1. Opte por móveis multifuncionais

Quando não se tem muito espaço, todos os móveis precisam ser aproveitados ao máximo. “As peças devem ser coringas e servir para mais de uma função”, indica Alessandra. Um exemplo é a escrivaninha Bossa, que, além de mesa de trabalho, pode servir de aparador. Outro móvel multifuncional é o bar Cuba Libre. Em seu tampo há uma bandeja ótima para colocar suas bebidas e copos. Abaixo, na parte interna, você pode utilizá-lo para guardar louças, toalhas e outros objetos que não precisam ficar expostos.

2. Evite quinas vivas

Quem pensa que móveis retos são sempre as melhores opções para ambientes pequenos deve rever seus conceitos. Peças redondas ou quinas arredondadas se encaixam muito bem em espaços de poucos metros quadrados. Esbarrar em uma quina pontiaguda não é nada agradável. A Mesa Laura, de tampo oval, é uma ótima para quem não tem muito espaço e recebe amigos. Em mesas desse formato sempre dá para puxar uma cadeira ou um banco a mais e todos ficam confortáveis.

3. Móveis suspensos

Invista em móveis presos na parede, nas áreas mais altas, para liberar o espaço de circulação. A estante Linhas é uma dessas peças superfuncionais. Você pode colocá-la acima do sofá na horizontal ou na vertical, deixando uma área abaixo para ser aproveitada.

4. Toques de cor

Com certeza você já deve ter ouvido que em ambientes pequenos é melhor usar cores claras. Isso não é uma regra. Se você prefere uma base neutra, nada impede, no entanto, algumas pinceladas de cor em um ou outro móvel. Pontos coloridos são bacanas para descontrair o ambiente. Invista também em algumas peças de madeira e em tecidos que sejam agradáveis ao toque. Esses detalhes trazem aconchego ao ambiente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s