A fórmula da gestão na maior agência do Itaú

[Reportagem e foto para o site Itau.com.br]

 Bom humor, espírito de equipe e foco no cliente. Em entrevista, a gerente da maior agência em número de contas, Sandra Regina Belluz, explica como essa combinação garante a eficiência e a motivação dos colaboradores

 

Sexta-feira, 6 de junho, 9h. Falta apenas uma hora para a agência 4446, em Guarulhos, na grande São Paulo, abrir para o público, e o clima entre os funcionários é de festa. Palmas, risadas e conversas descontraídas. Você deve estar se perguntando se há algum motivo especial. A gerente da agência, Sandra Regina Belluz, responde: “A gente começa o dia sempre motivado para que todo o período de trabalho seja bom”.
O bom humor e a alegria são essenciais para o sucesso da maior agência em número de contas do Itaú Unibanco – todos os dias passam mais de 300 clientes somente na área comercial. E os 15 funcionários do setor estão sempre dispostos, com um sorriso no rosto, para atendê-los. Sandra e seu assistente, Maurício Gelli Calister, contam como é o dia a dia dessa grande agência.

Existe alguma peculiaridade em trabalhar em uma agência grande, ou melhor, na maior do Itaú?

Sandra: Tudo aqui é maior. O nosso espaço físico, a nossa equipe. Antes, em 2001, eu fui gerente de uma agência pequena que tinha apenas quatro funcionários. Aqui, tenho 15. Meu maior desafio é gerir essas pessoas. Criar uma empatia com todas e tornar a nossa relação mais próxima. Porque quanto maior a equipe, menor tende a ser o relacionamento.

E qual é o segredo para manter uma equipe grande unida?

Sandra: É saber respeitar as diferenças e tirar dos nossos colaboradores aquilo que eles têm de melhor. Eu partilho a minha liderança diariamente. Todos os dias a gente escolhe uma pessoa que vai puxar o grupo. Essa pessoa fica responsável, por exemplo, em estimular a equipe a superar as metas. Faço isso porque ajuda a desenvolver o espírito de liderança. E conversamos bastante também. Nós mandamos e-mails o tempo todo para a equipe, compartilhando os bons resultados e incentivando novos.
Maurício: Todos os dias, 20 minutos antes da agência abrir, nós fazemos uma reunião para discutir os resultados do dia anterior e definir a meta do dia. E todo final de mês, nos encontramos em um happy hour para comemorar os resultados. Tudo o que fazemos aqui é num clima de muita alegria.

Além de ser maior, o que essa agência tem diferente das demais?

Sandra: Acho que a diversidade do público. Estamos numa região muito central, então, as mais variadas pessoas, das mais diferentes profissões e classes sociais passam por aqui todos os dias. E temos que ter um atendimento diferenciado para cada uma.

O volume de trabalho também é muito maior?

Sandra: Como temos uma equipe maior, acaba sendo proporcional. Mas nós sempre procuramos otimizar o tempo para não sairmos depois do horário. Temos um ritmo mais acelerado de manhã para não sobrecarregar durante a tarde.

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